Gustave eiffel

Gustave Eiffel

061202-005

 

 

 

 

 

Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de dezembro de 1832 — Paris, 27 de dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade, que fica em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris.

O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852, entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufaturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química.

Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordéus. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de estacaria de fundação.

Gustave Eiffel chegou a viver em Portugal, em Barcelinhos, de onde projetou as construções em Portugal que lhe estão associadas

Torre-Eiffel

 

 

 

 

 

 

A icônica torre de Paris é uma das obras de maior destaque do mundo e levou seu nome, a Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionada a altura das antenas). Na época da sua construção tinha aproximadamente 7 300 toneladas de ferro e atualmente tem aproximadamente 10 000 toneladas.

exposition-universelle

 

 

 

 

 

 

 

Foi oficialmente inaugurada em 31 de março de 1889. Só perdeu o status da mais alta construção do mundo em 1930 para a construção do prédio da Chrysler em Nova Iorque.

A torre possui três andares. Na base foram usados cimento e aço. Os quatro pilares possuem quatro metros de cimento. Possui arcos ligando os quatro pilares instalados a 39 metros acima do solo. O primeiro andar fica a 57 metros acima do solo e pode suportar a presença de 3 000 pessoas ao mesmo tempo. O segundo andar fica a 115 metros acima do solo e suporta a presença de 1 600 pessoas O terceiro andar fica a 276 metros acima do solo e suporta 400 pessoas.

 

#MRB #MRBEngenharia #Correntina #OestedaBahia #EngenhariaCivil

 

A Engenharia está em todo lugar, em tudo que fazemos. Acompanhe aqui na página da MRB Engenharia e Construção essa e outras curiosidades da engenharia.