Folia vistoriada – Conselho Regional de Engenharia fiscaliza trios elétricos
Vem chegando Carnaval e os trios elétricos, arquibancadas, palcos e alegorias que serão utilizados durante o carnaval são vistoriados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). O objetivo é coibir a apresentação de veículos irregulares, com estrutura metálica não resistente, freios inapropriados, entre outros quesitos. O Crea analisa a documentação emitida por uma empresa credenciada pelo Immetro e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O laudo de vistoria é emitido após a avaliação de um engenheiro mecânico que deverá fazer o cadastro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no órgão fiscalizador.
Os veículos precisam passar por vários testes para conseguirem a autorização e posteriormente o laudo do corpo de bombeiros. O laudo de vistoria tem uma lista de itens que precisam ser aprovados e somente após a verificação de todos é que emitimos o laudo de vistoria técnica aprovado.. Dentre os itens analisados pelo engenheiro estão: estrutura metálica, sistema de direção e freios, sinalização, chassi, pneus. Para cada item, vários testes são realizados.
A estrutura metálica de um trio elétrico já vem reforçada de fábrica. Os carros alegóricos de escolas de samba precisam ser reforçados. Já quando um veículo tipo prancha é adaptado para ser trio elétrico, os problemas aparecem com maior intensidade.
Se um veículo é reprovado, o proprietário tem até 30 dias para fazer o reparo e fazer nova vistoria. Após essa emisão de laudo e registro da ART no Crea, os fiscais técnicos fazem a vistoria e verificam se o documento está regular.
A vistoria é realizada nos trios, mas estende-se a todos as estruturas que serão utilizadas durante o carnaval.
Boa folia e diversão à todos!