Faixas de pedestre em 3D buscam reduzir acidentes pelo mundo
A faixa tridimensional causa uma ilusão de ótica e faz com que o motorista reduza a velocidade.
Como a faixa de pedestres parece não significar nada para muitos motoristas, algumas tentativas de pinturas em três dimensões pelo mundo tentam tornar o sinal mais visível, com objetivo de reduzir atropelamentos.
Iniciativas já foram vistas na China, Índia, Geórgia e agora na Islândia. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes.
Segundo informou a agência de notícias chinesa Xinhua, em Chengdu, pedestres notaram que os veículos passaram a parar mais na faixa com a pintura 3D.
Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que 22% das mortes no trânsito se referem a pedestres.
Um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer se atropelado por um automóvel a menos de 50 km/h, mas quase 60% se atropelado a 80 km/h.
Segundo a empresa que criou as faixas 3D, o efeito só funciona de um ângulo específico e durante apenas alguns segundos. “Não há possibilidade de freadas bruscas por parte dos condutores. A uma certa distância ele sente o efeito, mas logo depois percebe que aquela barreira não é verdadeira. Por isso ele reduz a velocidade gradativamente e não freia de forma brusca”, explicou Halldorsson, gerente da Vegamálun GIH.
Veja vídeo:
Fonte: Gazeta Online e Correio do Estado
Vídeo e Image: Reprodução