O Lago Paranoá uma obra de engenharia moderna
Mais uma obra de engenharia de tantas outras desse imenso Brasil.
O Lago Paranoá é um lago artificial na cidade de Brasília, no Distrito Federal, capital do Brasil um dos maiores lagos artificiais já construídos. Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek conhecido como 50 anos em 5.
O Lago tem profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 km de perímetro, com algumas praias artificiais, como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”. E foi criado com o objetivo de aumentar a umidade na região. Se tornou um point com vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.
“Paranoá” é um vocábulo de origem tupi. Significa “enseada de mar”, através da junção dos termos paranã(“mar”) e kûá (“enseada”).
Já não o bastante um imenso Lago Artificial, em 2015 o projeto “Na Praia” criou uma praia artificial às margens do Lago Paranoá. A área coberta pela areia da praia é de 6 mil m², com o total de 400 mil toneladas. O evento foi pensado de forma a reduzir impactos ambientais, utilizando de chamadas Bike Energy para recarregar aparelhos, e reutilização da água na ducha. Nesse projeto, a dupla sertaneja Matheus & Kauan aproveitou para gravar seu terceiro álbum ao vivo.
A Engenharia está em todo lugar, em tudo que fazemos. Acompanhe aqui na página da MRB Engenharia e Construção essa e outras curiosidades de nosso país e de todo o mundo.